UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE LINGUA E LITERATURA
LICENCIATURA EM LETRAS LINGUA INGLESA
PAULO HENRIQUE CASTRO
Em 2001, Kumaravadivelu, após sua publicação à revista TESOL Quarterly (1994) a qual afirmou que a condição do pós método se define como um estado que nos compele a redefinir a relação entre os teóricos e aqueles que praticam um determinado método, revê os princípios da pedagogia Pós-Método, apresentados no seu artigo de 1994, chamando atenção para a autonomia do aprendiz tanto no âmbito acadêmico quanto no âmbito social. Ele indica algumas atitudes que devem ser tomadas pelo professor, pelos seus colegas de trabalho que podem auxiliar na tomada de maior responsabilidade, além de uma tomada de consciência por parte do aluno sobre seu processo de aprendizagem. O autor centrou seu estudo em três figuras que têm papéis fundamentais no processo de ensino/aprendizagem, os aprendizes, os professores e os formadores de professores, descrevendo a postura de cada um nesta nova condição.
Partindo desta perspectiva, o papel do professor não se resume a selecionar conteúdo e escolher técnicas para aplicá-los, ele também pode possibilitar que os aprendizes reflitam sobre seu papel na sociedade, como a linguagem está estruturada e a que interesses ela serve. O trabalho em duplas e grupos pode ajudar a formar uma comunidade na qual o aprendiz pode se conscientizar do seu papel e passar a encarar o trabalho em equipe sob uma nova ótica. O autor destaca as questões sócio-políticas que envolvem o ensino em geral e conseqüentemente o ensino/aprendizagem de LE, vendo a prática pedagógica como instrumento para a construção da cidadania do aluno.
Baseado no autor e em suas contribuições, para que meus alunos reflitam sobre seu papel na sociedade, como a linguagem está estruturada e a que interesses ela serve, destaco a série Brooklyn Nine-Nine. A qual, relata o dia a dia de uma delegacia de polícia no distrito "99" do Brooklyn, Nova York. Tomando como maior foco os detetives, que acabam mudando seu cotidiano quando o severo novo Capitão Raymond Holt chega. Jake é o "palhaço", Rosa é a séria, Terry é o "musculoso", Amy é a "organizadinha", Charles é o gastrônomo, Gina é a "atual", Hitchcock e Scully são os "preguiçosos".
Como mencionado, a série relata o cotidiano da maior cidade do mundo, seus conflitos ( criminalidade e etc), comunicação formal e informal detectados nos diferentes tipos de discursos das personagens ao conversarem entre sí, com seu capitão e com a população da cidade, ao se depararem com uma criança jogando basquete na rua ou uma senhora de meia idade comprando pães na padaria. Sendo assim, trabalharemos a consciência cultural do aluno e a contextualização de expressões linguísticas, promovendo o seu desenvolvimento de consciência linguística. Destacamos também, a relevância social que podem ser promovidas através de episódios que retomam ideais de inclusão e tolerância, a exemplo da aceitação de gênero.
Uma das possíveis ferramentas para que todos esses requisitos sejam fomentados no aluno seria o uso de "Worm up", com perguntas que os incentivem a refletir sobre questões sociais; coleta de dados linguísticos como vocabulário e expressões utilizadas por personagens no episódio trabalhado; e etc. E após a realização do "Worm up", uma possível apresentação, estilo seminário, ou um possível debate seriam muito apropriados pois os alunos podem apresentar concepções e pontos de vista diferentes a respeito da atividade. Assim, minimizamos maus entendidos; trabalhamos as quatro habilidades (speaking, writing, listening e reading); promovemos autonomia do aluno e maximizamos as oportunidades de aprendizagem.

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